Ligeirinhas
são as moças mais fresquinhas com arte para bailar…
é laranja o teu cabelo quando estás de cu pro ar.
Uma noite onde o Saul com as suas bailarinas tambem estiveram presentes a animar a noite. Um baile onde aproveitamos a grande afluência de publico, numa festa popular de renome.
Bela noite de festa em Antões, numa organização do Rancho Folclórico As Ligeirinhas de Antões
“Historial do Rancho Folclórico As Ligeirinhas de Antões
A Aldeia de Antões fica no limite das freguesias do Carriço, Guia e Louriçal, a 20 kms do mar e a 30 kms da serra do Sicó.
As suas danças, os seus cantares e os seus trajes são uma cópia o mais fiel possível dos nossos antepassados, do que se usava nos fins do século XIX e príncipio do século XX.
É sócio efectivo da Federação de Folclore Português desde 1995, assim como é sócio fundador da Associação Folclórica da Região de Leiria-Alta Estremadura, tendo feito parte dos seus orgãos sociais durante 2 mandatos.
Têm vindo a participar em Festivais Nacionais, Internacionais e Romarias de Norte a Sul do País e do Litoral à Serra, assim como participando em festas de solidariedade social quer dos Bombeiros Voluntários quer da Santa Casa da Misericórdia (local).
Participou em vários Festivais Internacionais em Espanha, foi convidado pela Rádio Renascença a participar nos festejos dos 300 anos da Feira dos 29 de cada mês em Monte Redondo-Leiria. Foi um dos primeiros Ranchos a participar no Festival Nacional de Folclore organizado pelo Programa DIÁRIO RURAL da Rádio Comercial que teve o seu início em Tomar.
Organiza o seu Festival de Folclore no 2º domingo de Julho de cada ano.
Editou o seu livro de usos e costumes da região em 2002.” (in)